Listas

As Melhores Músicas do Carnaval 2013

A primeira lista do ano do Fita Bruta é sobre carnaval. Esteja você acostumado com os CDs antecipadores de sucessos que eram vendidos em Porto Seguro na metade dos anos 2000 ou seja você um mero menino que nem conhece o Soulseek, o Fita está aqui para solucionar o problema que as rádios do Sudeste não conseguem resolver: mostrar um pouco mais do que Ivete Sangalo (cujo hit [sic] “Dançando” tem sido enfiado goela abaixo nas rádios que não são do Nordeste). Parece que em 2012 o pagodão baiano sugou o arrocha e daí surgiram alguns grupos de oportunidade para fazer um tche tche tche mais baiano. Aliás, antes do post começar, saiba o que você não deve ouvir: ISSO. Sendo assim, vamos aos verdadeiros representantes da imoralidade carnavalesca de 2013.

5.5-mcdede-bumbum-na-aguaBumbum Na Água
MC Dede

Vamos começar com um funk que é pra não falar desse chatíssimo arrocha-fiorino-landrover. Depois de emplacar “Rolê de Hayabusa” em 2012, MC Dede conseguiu uma façanha que ninguém do chamado “funk ostentação” mereceu: lançar um segundo sucesso. De todos os MCs que listamos aqui no ano passado, nenhum deles foi capaz de ter um sucessor radiofônic… ops, porta-malesco. “Bumbum na água” parece ruim, mas também é viciante. Dominou São Paulo e, aos poucos, vai chegando nos carros de quem migra para outras regiões em busca de sol, sexo e álcool. Três milhões de visualizações sem nenhum clipe produzido.

Faixas Bônus
Artistas: Bonde do Maluco, Kuarto de Empregada, Tsunami do Arrocha
Músicas: “Esse é o Bonde”, “A Pipa Sobe” e “Tche Tche Dança” (abaixo)
Por quê? Porque é isso que vende nos camelôs baianos. Cada banquinha informal traz uma cacetada de misturas do pagodão com o arrocha. Se liga:

4.4-claudia-leitte-largadinhoCláudia Leitte
Largadinho

Claudia Leitte é a Kátia Cega do axé tamanha falta de precisão. Erra demais. São raros os acertos da cantora fluminense convertida em baiana. Talvez seja isso. Nasceu na terra de Claudinho & Buchecha e, por isso, não consegue apelar tampouco sofisticar. Eis que em 2013, sente-se o cheiro de sucesso barato e ideal para as coreografias suadas em meio a ofertas de tatuagem de hena e queijo coalho no Axé Mói. E o responsável é “Largadinho”, canção na qual recorre ao expediente de indicar uma forma de dançar. É manjado? É. Funciona? Bem, funcionou.

Faixa Bônus
Música: “Louquinha”
Artista: João Lucas & Marcelo part. MC K9
Por quê? “Louquinha” é de 2012. Por isso entra aqui como faixa bônus. Mesmo assim, prepare-se para conhecer uma das melhores do sertanejo de 2012 ou então para ouvir de novo o hit da dupla do Tchu Tcha. O hit parece não ter tocado suficiente em seu ano de lançamento e vai se embrenhar em meio a axés e funks do porta-mala mais próximo. No fim, é o único sertanejo que conseguiu com algum louvor misturar o sertanejo com alguma saliência carioca.

3.03-Filhos-de-Jorge-ziriguidumFilhos de Jorge
Ziriguidum

É quase vintage o nosso terceiro lugar. “Ziriguidum” remete ao axé de 90 para conquistar os mais aflitos com a falta de criatividade do mainstream baiano. É versão esperta da rumba “Yiri Yiri Boum” (ouça abaixo do vídeo principal) e se tornou queridinha entre os cantores da Bahia. Saulo Fernandes, do Eva, é um deles. Não é à toa: ficou boa à beça. Suave, letra para intermerdiar a playlist do Axé Mói e, se bobear, vai ser a trilha da paquera entre uma dança e outra. “Ziriguidum” também ganhou uma versão do Aviões do Forró, escute aqui.

2.Forro da Curticao,jpgForró da Curtição, Trio da Huanna ou Gasparzinho
Vai No Cavalinho

Já resenhamos a canção aqui no Fita (leia aqui). O que importa agora é ressaltar que a cerveja e o sol batendo no cocoruto irá render algumas das mais bizarras coreografias de anônimos vindas dessa canção. “Vai No Cavalinho” é hit autoritário desse verão. A versão do Forró da Curtição traz a metaleira queimando o forró, o Trio da Huanna optou por um swingão e o Gasparzinho fez um pagodub pirata da canção. Você vai ouvir as três, vai por mim.

Faixa Bônus
Música: “Passinho do Volante”
Artista: MC Federado e os Leleks
Por quê? AHHHHHHHHHHH LELEK… Bem que a gente avisou. E, bicho, a gente avisou antes pracarai. “Passinho do Volante” acabou de cair no gosto do Neymar, mas o Fita Bruta falou deles em novembro de 2012 – leia aqui e aqui – o vídeo tinha 100 exibições. De lá pra cá, MC Federado, de 17 anos, postou diversas montagens toscas de “Bom Dia”, “Boa Noite” no Facebook e viu seu hit aparecer em uma pancada de vídeos no qual alguém estivesse girando. Hoje, basta falar algo com “ahhhhh” no começo que alguém já emenda com “… lelek lek lek lek lek”. A música é de 2012, mas só estão descobrindo agora. Você ainda não enjoou e vai ouvir muito a dança na qual titia, vovó e vovô se divertem. O funk da família brasileira.

1.01-magary-lord-inventando-modaMagary Lord
Inventando Moda

De longe a música mais interessante do carnaval baiano de 2013. Toda em cadência como se viesse em um mashup de Timbalada com algo congotronic, “Inventando Moda” ainda é engraçadinha, flerta com o imaginário popular recente em relação ao kuduro… E gruda. E faz dançar. Magary é um percusionista esperto e ainda mandou uma piada interna na letra deixando tudo mais confortável pro corpo. É só soltar o joelho. Musicaça pra dançar rindo.

“Inventando Moda”, na verdade, começou a ser tocada no carnaval de 2012. Agora, com a contratação de Magary pela Universal Music, a música está tendo uma nova rodada de divulgação nas rádios em sua versão de estúdio. A música é inclusive candidatíssima a um raro crossover, já que vem aparecendo no setlist dos shows de ninguém menos do que Tulipa Ruiz desde o início do ano passado.

» Próximo:

« Anterior: