Os Melhores E Piores Funks De 2013 (até agora)

melhores-funks-2013-300

OS PIORES

Ano passado, nosso post recebeu diversas intervenções (aka comentários) revoltados com a demonização do funk ostentação. Veja, não é nada disso. A parada é: a repetição de temas e itens só pode levar ao cansaço. E, assim, as letras deixam de ser o grande foco e tudo se volta para o refrão e para a batida. Como a criatividade no uso de samples é bem parca no funk paulista, a responsabilidade fica pros refrães. Assim, claro, destacam-se “Ela é Top”, por exemplo. Óbvio. Agora, não dava para aguentar MC Boy Charmes gritando que quer tirar onda de Megane. Tá de sacanagem, né. Esse ano não seria diferente. O que ameniza o lado dos paulistas é que Anitta faz umas presepadas imperdoáveis com o gênero. De resto, MC Guime, MC Rodolfinho,  Neguinho do Caxeta, entre outros, não conseguiram repetir o impacto do ano passado.

05.dede-dalestMC Daleste e MC Dede
Bombar

MC Daleste tinha muita música ruim. Mas, acima de tudo, tinha um hit poderoso: “Angra Dos Reis”. MC Dede você já conhece bastante dos relatos feitos aqui no Fita Bruta. Mas a junção é uma infeliz homenagem póstuma em “Bombar”. O que é bem triste já que a faixa tinha um enorme potencial. Mas a produção do DJ Bruninho FZR deixa bastante a desejar explicitando a falta de diálogo desta faixa com o básico das produções destinadas ao sucesso no Brasil. A faixa tem vários erros: as vozes dos dois MCs estão em tons conflitantes, a voz de MC Daleste quando surge solo na segunda parte da canção parece que foi gravada num banheiro e o refrão é confuso e desperdiça uma ótima ideia. Não bombou.

04.qqisso-lelekOs Lelek
QQ Isso Lelek

A música não é ruim. Chega até a ser esperta (a voz da criança, o rabisca). Mas a safadeza e mau-caratismo desse grupo que tentou arrancar à força a fama de MC Federado e os Leleks é de afastar qualquer possibilidade de admiração. É uma vergonha o que tentaram fazer e como o sr. Gilberto Barros, o Leão, tentou se aproveitar dessa situação. Pra quem não sabe, o grupo responsável pelo fenômeno “Passinho do Volante” foi, por alguns dias, tirado de circulação porque a mídia resolveu ouvir os aproveitadores do grupo “Os Lelek” que, à época, reivindicavam até o hit. Sim, eles cantaram “Passinho do Volante” em vários programas de auditório — e isso é crime.

03.fluxo-da-ostentacaoMC Menor do Chapa
Fluxo da Ostentação

MC Menor do Chapa disputa com MC Frank e com MC Boy do Charmes o posto de pior voz do funk. “Fluxo da Ostenção” é de 2013 mas parece de 2011 de tão chata. Chegou tarde e carregada por essa voz terrível.

Faixa Bônus

Anitta – “Tá na Mira”

O Livio Vilela resenhou esta aqui no Fita. O mais importante, então, ele já disse. A atual maior popstar brasileira é lastimável em estúdio e está bem doente da cabeça quem etiqueta o que menina Larissa faz como funk. No mínimo, é desperdício.

02.tabajara-piripaque-do-chavesMC Tabajara
Piripaque do Chaves

Era pra ser engraçado. Mas é apenas oportunista. Tem lá seus méritos: usa muito bem o sample de uma das canções incidentais do seriado “Chaves” (e a mania pegou muito bem nessa também) e expande o termo “piripaque do Chaves” (uma espécie de paralisia que o personagem sofria quando levava um susto muito grande), usado pela primeira vez em “Plaque de 100”, de MC Guime. Mas MC Tabajara é, no mínimo, distração pros mais interessados em rir da desgraça alheia.

Faixa Bônus

MC Pikeno e Menor – “Toda Toda”

Um aviso: desconfie de quem curte essa música. Como descrever uma peça pós-Bonde da Stronda no mundo da ostentação de São Paulo? Terrível é o mínimo que podemos dizer.

01.dennis-dj-soltinhaDennis DJ
Soltinha (feat. MC Bola e Mr. Catra)

Sim, meus caros amigos, essa música não conta com participações e, sim, com featuring. Muita pomba e pouca circunstância. Apesar da sua vibe mainstream-pista-de-playboy, Dennis DJ não é também um inimigo do funk. Nessa vibe aí, faz algumas coisas maneiras como “Treme o Bumbum” onde juntou o clássico MC Andinho com a sensação MC Magrinho. Bobo é algo que Dennis DJ não é. Tanto que em “Soltinha”, ele se aproveita do top do momento anterior e do top do momento muito anterior, MC Bola e Mr. Catra, respectivamente. Mas… ó, desilusão. Que grande coisa horrível. Bote sua camisa polo da Hollister, estacione seu Golf GTI rebaixado para poder curtir essa parada tão fraca quanto os vídeos e produções da galera mais badvibe do país, a Eletrofunk Brasil.

« 1 2
Próximo post »
« Último post