50 Melhores Faixas Nacionais de 2012

MELHORES_FAIXAS_NAC

Depois das menções honrosas e os 30 álbuns e 50 faixas lá de fora, a retrospectiva 2012 do Fita Bruta chega ao Brasil. 50 canções e não-canções que representam o melhor da música brasileira em 2012.

[50-21] [20-11] [10-01]

50. Mahmundi – Desaguar
49. Banda Uó – Gringo
48. Curumin – Treme Terra
47. We Are Pirates – Running
46. Otto – Ela Falava
45. MC Federado e os Lelek’s – Passinho do Volante
44. Onagra Claudique – Mais Cinco Minutos
43. BNegão – Essa é Pra Tocar No Baile
42. Siba – Avante
41. Emicida – 9 Círculos
40. Single Parents – Stop Waiting (For Me Now)
39. Marcia Castro – De Pés No Chão
38. Filipe C. – Crack Of Love
37. Amabis – Tiro
36. Trupe Chá De Boldo – Na Garrafa
35. Caetano Veloso – Um Abraçaço
34. Racionais MCs – Mil Faces de Um Homem Leal
33. Tom Zé – Tropicalia Jacta Est
32. Psilosamples – Meteorango Kid
31. Holger – Ilhabela
30. Tulipa Ruiz – É
29. Metá Metá – Rainha Das Cabeças
28. Maga Bo – Piloto de Fuga
27. Céu – Falta de Ar
26. Nina Becker & Marcelo Callado – Marco Zero

25.25-chinesecookiespoets-enlamanoChinese Cookie Poets
En La Mano Del Payaso

[Ouça]

O método de “edição sobre improviso”, usado pelo Chinese Cokkie Poets em seu primeiro disco cheio, é interessante porque seus resultados são realmente imprevisíveis. Assim acontece com a incrível “El Mano del Payaso”, faixa que foge de sua natureza que para acabar se tornando algum filho torto do math rock, o antônimo exato do improviso. (César Márcio)

24.20127_1008Alice Caymmi
Água Marinha

[Ouça]

“Água Marinha” é a faixa que abre o debute de Alice Caymmi e não é à toa. Em primeiro lugar, carrega o mar que a família se acostumou a cantar e também é uma forma de credencial da cantora. Com a faixa, há uma tentativa de se desmontar alguma opinião que já venha instalado no ouvinte por causa do sobrenome da cantora. A produção é similiar a uma enxurrada, a voz de Alice é um trovão que surpreende. Por motivos genéticos, Alice é potável para as rádios. Mesmo assim, “Água Marinha” contém uma inquietação que a artista demonstra ter com as incertezas que a cercam e, obviamente, isto é um ponto a favor. (Yuri de Castro)

23.23-maria-bethania-carta-de-amorMaria Bethania
Carta De Amor

[Ouça]

“Carta De Amor” é, pode ser muitas coisas. Mas é o que é e funciona sobretudo porque é uma grande música, na qual a agressividade de uma mulher acossada – seja lá por que for, pois o que interessa mais é a universalidade do que diz – é refletida em palavras firmes, acompanhadas de uma percussão poderosa, intimidadora. Intercalando ritmos e timbres diferentes, declamações e refrões de melodias deslumbrantes, Bethânia nos seduz e nos submete ao seu esplendor. (Matheus Vinhal)

22.22-gaby-amarantos-ela-ta-no-arGaby Amarantos
Ela Tá No Ar

[Ouça]

Com um frenético arranjo de metais fazendo ponte entre a música bálcã e o tecnobrega paraense, Gaby Amarantos e Felipe Cordeiro subvertem em “Ela Tá No Ar” a música de pegação em balada e dá o toque no homem, em geral pintado como decidido e proativo nos sertanejos e funks da vida. Em “Ela Tá No Ar”, Gaby Amarantos mostra que sua música tem substância, enquanto faz uma das melhores faixas de festa do ano. (Matheus Vinhal)

21.21-silva-falando-serioSILVA
Falando Sério

[Ouça]

[50-21] [20-11] [10-01]