Damon Albarn prepara álbum solo e turnê

Enquanto um novo álbum do Blur parece ainda um futuro distante, Damon Albarn confirmou em entrevista à “Rolling Stone” gringa que já finalizou a gravação de seu segundo álbum solo propriamente dito – o primeiro desde o sofrível “Democrazy” de 2003 e sucessor da versão-disco da ópera “Dr. Dee” lançada no ano passado.

Ainda sem título, nem data de lançamento confirmada, o disco foi feito com ajuda de Richard Russell, chefão da XL Recordings, com quem Albarn trabalhou no disco de Bobby Womack no ano passado.

Eu gravei com o Richard Russell. Trabalhamos juntos no álbum Bobby Womack, e realmente gostamos de trabalhar juntos. Ele tem se saído espetacularmente bem como um magnata da música, mas eu acho que ele quer concentrar sua energia na produção de discos. Fazer um disco solo poderia ser um desastre, então eu pensei que se nós vamos fazer um disco com o meu nome, eu deveria ter alguém que realmente o produzisse – assumir essa responsabilidade para mim. Richard fez a parte rítmica e eu fiz todo o resto.

O álbum é descrito por Albarn como “folk soul” e provavelmente vai gerar uma turnê solo, com repertório pinçado de vários momentos de sua carreira.

Em relação a um novo álbum do Blur, Albarn foi, como sempre, vago, dizendo apenas que seria “muito legal” gravar e que eles vão ter algum tempo junto durante o segundo semestre que talvez resulte em alguma coisa.

Apesar de não haver confirmação oficial, Blur será provavelmente o headliner do Planeta Terra 2013. A banda já anunciou duas datas da turnê sul-americana: 4 de novembro em Montevideo no Uruguai e 7 em Santiago do Chile.