Guilherme Arantes grava com Jeneci, Scandurra, Tulipa e todo mundo para novo álbum

Tudo indica que o inevitável – e merecido – comeback de Guilherme Arantes vai finalmente acontecer em 2013. O cantor cuja obra nos anos 70 e 80 ainda é um tesouro a ser redescoberto e revalorizado já tinha ganhado tributos pontuais nos anos passados – as coletâneas “A Voz Da Mulher na Obra de Guilherme Arantes” da Joia Moderna e “A Cara e O Coração” organizada pelo seu filho Pedro Arantes com bandas de Salvador – e deve atrair um tanto de atenção com seu novo álbum, “Condição Humana”.

O disco está sendo finalizado nesse momento no estúdio da YB Music em São Paulo com participações de quase todo nome importante na atual cena paulistana. Marcelo Jeneci e Edgard Scandurra gravaram participaçõesw instrumentais no álbum e também fazem parte do coro formado para a gravação, que ainda inclui – respire fundo – Tulipa Ruiz, Kassin, Curumin, Thiago Pethit, Adriano Cintra, Mariana Aydar, Duani, Laura Lavieri, Bruna Caram, Tiê, Marcelo Segreto da Filarmônica de Pasárgada, Marietta “Massarock” Vital e Luciana Oliveira (cuja página no Facebook é a origem das fotos que estampam a matéria).

guilherme-arantes-disco-3

As sessões em São Paulo dão continuidade ao trabalho iniciado no começo de fevereiro no estúdio do próprio Arantes em Salvador, o Coaxo do Sapo. Acompanhado da banda com que vem tocando ao vivo nos últimos anos – Luiz Carlini, Alexandre Blanc, Willy Verdaguer e Gabriel “Frejat” – o cantor buscou inspiração em seus discos da virada dos 70 para 80 para a sonoridade de “Condição Humana”. Numa entrevista ao site do fã-clube Lance Legal, Arantes falou com empolgação sobre o projeto:

Peguei pesado no som acústico e está maravilhoso o disco. (…) vai ser um disco muito ambicioso, com músicas e letras muito incisivas, resgatando o que há de melhor em mim. Tudo inédito, nenhuma regravação, cover ou “versões recauchutadas”. Só conteúdo inédito. Sem parceiros. Tudo meu, produzido em meu estúdio Coaxo do Sapo, na Bahia. Ainda não posso adiantar precisamente o conteúdo, mas vai chocar geral. Já gravamos as bases com a minha banda (Luiz Carlini, Alexandre Blanc, Willy Verdaguer e Gabriel “Frejat”), a mesma dos últimos shows, resgatando a sonoridade do final dos anos 70 e a passagem para a década de 80. Posso assegurar que está um absurdo. (…) Deveremos ter boa receptividade pela pindaíba na MPB, à falta de hits bem construídos, e vou cortar que nem faca na manteiga. Isto eu prometo. Minha assessoria de imprensa será feita pela Bebel Prates e Marcos Sassa – dessa vez será “filé”, tudo muito bem feito. Vai ser o bom e velho Guilherme Arantes que todos gostam. Num som muito digno e contemporâneo. Competitivo pra caramba!

guilherme-arantes-disco-2

Ainda não há confirmação se o disco sairá por uma gravadora major ou não, mas Arantes já havia negociado anteriormente o lançamento de um álbum de inéditas com a Warner Music e com a Som Livre, por onde lançou seu clássico primeiro disco em 1976 e o último “Lótus” em 2007. O lançamento deve acontecer entre março e abril, provavelmente com álbum tipo pré-venda digital (esperamos realmente isso signifique que o site oficial de Arantes – direto de 1990 e alguma coisa – será reformulado).

Arantes ainda revelou que “Condição Humana” deve ganhar alguns shows de lançamento especiais, em datas a definir, nas casas Vivo Rio de Janeiro (RJ), HSBC Brasil em São Paulo, Teatro do SESC ou o Palácio das Artes em Belo Horizonte, Teatro Castro Alves em Salvador e o Teatro Nacional em Brasília.