Gustavo Macacko e as prévias do segundo álbum

Quando lançou o ótimo “Macaco, Chiquinho e Cavalo”, o ainda desconhecido Gustavo trouxe para a sua carreira um inesperado tom folk atualmente pouco explorado em sua terra natal no Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim (a Atenas Capixaba™). Agora, grafando seu nome com mais uma letra (“Macacko”), prepara seu segundo álbum “Despontando Para o Anonimato” no Rio de Janeiro.

A Sorte Da Bússola Sem Norte, 2009, do álbum “Macaco, Chiquinho e Cavalo”. Assista:

Sua paixão pelo rock descambou não só na criação do Símios e em performances extraordinárias à frente da banda que homenageava Raul Seixas, a Xamã do Raul, como também o levou a se recolocar no gênero explodindo mais em um certo experimentalismo e leveza do que em decibéis — fórmula que também encontrou morada no som de amigos conterrâneos, como os da banda Solana.

Ouça “Tijolo” em sua versão original e na versão sensacional de Juliano Gauche, vocalista do Solana

De lá pra cá, conheceu Maurício Baia, fez mais amigos e parcerias no Baixo Gávea, criou um projeto infantil (ouça), emplacou um hit futebolístico do Bloco Bleque com Gabriel O Pensador no game Fifa12 e na Sportv e, aos poucos, vai finalizando as ideias do próximo álbum.

Assista “Complexo Messiânico”, de 2009 e ouça “Só Tem Jogador”, do Bloco Bleque, de 2012

Em 2012, Macacko aos poucos vai soltando os materiais que podem integrar seu próximo álbum de inéditas, intitulado “Despontando Para o Anonimato”. Nenhuma delas, porém, ainda à altura das que integraram seu primeiro disco.

Se “Tijolo”, ainda que inspirada na saga do Pequeno Príncipe, coordenava bem a combinação de docilidade pop, “Cada Fernando Uma Pessoa” é duvidosa e desperdiça a participação de Otto (há um making of no canal do cantor do You Tube). Já “É Muito Raro Que Uma Montanha Mude de Lugar” se aproxima demais de resultados já alcançados na música popular radiofônica brasileira. Nesta gravação, tanto a voz de Gustavo quanto os arranjos simples assemelham-se da obra de Fernando Anitelli, líder d’O Teatro Mágico; o que acaba afastando a esperança do ouvinte que esperava “Despontando Para o Anonimato” como uma rendenção do pouco divulgado (e ótimo) trabalho de estreia.

Ouça “É Muito Raro Que Uma Montanha Mude de Lugar”:

Ouça “Cada Fernando Uma Pessoa”, com participação de Otto