Saiba quem já ganhou os dois Grammys: a versão latina e o tradicional

Caetano Veloso, “Personalidade do Ano”. Milton Nascimento e Toquinho, excelências musicais da Academia Latina de Gravação. É assim que o Grammy Latino deste ano homenageará a música brasileira. O compositor baiano tem oito gramafones da versão latina do prêmio e outros dois do Grammy.

Tal como Gilberto Gil, Caetano Veloso também é ganhador nos dois prêmios da Academia. São oito gramofones da versão latina, além de dois outros na versão original: um por seu disco “Livro”, em 1999, e um como produtor do álbum “João Voz E Violão”, de João Gilberto (ambos grifados abaixo). Quer saber quem mais conseguiu os dois tipos de gramofone? O Fita Bruta destacou quem conseguiu se destacar no mercado americano antes da criação do Grammy Latino. Confira na imagem:

No Grammy Latino:

*Roberto Carlos venceu, em 2008, na categoria Melhor Álbum de Música Romântica, pelo álbum “Pra Sempre Ao Vivo no Pacaembu”

**Sérgio Mendes venceu, em 2010, na categoria Melhor Album Pop Contemporâneo Brasileiro, com “Bom Tempo”

***Tom Jobim, em 2012, foi homenageado com o prêmio de conjunto da obra 

****Milton Nascimento venceu, em 2003 e 2004, o prêmio de Melhor Canção Brasileira com “A Festa” (interpretada pro Maria Rita) e “Tristesse”, respectivamente.

*****Gilberto Gil levou os prêmio de 2010 nas categorias Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (por “Banda Dois”) e Melhor Álbum de Músicas de Raízes Brasileiras (por “Fé na festa”).

Grammy Latino 2012

Em entrevista ao programa “Estúdio i”, do canal Globo News, o cantor e compositor Toquinho afirmou que haverá uma perfomance musical, mas que não há nada definido. “O público sempre distorce o combinado. Se eu me apresentar sozinho, ótimo. Se acontecer algo com o Milton, melhor ainda. Não haverá problema algum. Nem no lado pessoal, já que sou um grande amigo do Milton e tampouco no musical”, afirmou.

Ainda na mesma entrevista, na qual tocou um trecho de “A Tonga Da Mironga do Kabuletê”, Toquinho também afirmou que se sente lisonjiado, mas que o prêmio não muda muita coisa em sua vida e que a música passou por muitas mudanças que diminuem a importância da indústria. “Amanhã eu vou querer jogar meu futebol, minha sinuca… As gravadoras não possuem mais a importância de outrora. A internet mudou tudo”, completou.

A cerimônia de premiação do Grammy Latino ocorrerá no hotel Mandalay, em Las Vegas, no dia 15 de novembro, a partir das 19H00 local (23H000 Brasília).