Criolo depois do “Nó Na Orelha”

Pelo visto, este será uma matéria em constante atualização. Compilar as músicas que a mente de Criolo solta por aí não é fácil. Pelo Twitter, Daniel Ganjaman brincou com a inquietude do cantor confirmando algumas e “uma centena delas, tudo na cabeça dele”. Já que o Matias levantou, você confere, abaixo, alguns materiais que Criolo deixou transbordar de seu labirinto¹ na rede mundial de computadores².

Criolo vem passando (bem) pelas polêmicas vazias que circularam os momentos pós-“Nó Na Orelha”, lançado – com louvor – em 2011. À parte de cartas-abertas e replies mal educadas no Twitter, ao que parece, música vai sendo a única resposta do rapper.  As gravações de seu novo DVD (dia 25 e 26 de maio, Cine Jóia) estão se aquecendo com os shows que Criolo e banda fazem pelo país e, neste último final de semana, em Itaquera – e debaixo de muita chuva (e pelo que mostram as fotos de Rodrigo Barreto, para muitos gatos pingados). Lá, rolou a nem tão nova “Olhos de Safira” – a faixa marca presença no setlist desde o ano passado. Confira aqui a gravação feita no Sesc Itaquera e, abaixo, na – ótima – gravação realizada no Na Mira da Música Brasileira II:

Outra lançada em 2011 é “Lantejoula”. Após ser lançada em um vídeo no You Tube, o bis de Criolo passou a enquadrá-la no meio de “Cerol” e “Vasilhame”, duas de seu primeiro CD.


Mais recentemente, Criolo apresentou os sambas “Casa de Mãe”, “Quatro da Manhã” e um trecho de “Gelo no Inferno” em uma gravação para a Folha de São Paulo.


“Quatro da manhã” também é daquelas de 2011 e, ao contrário de “Casa de Mãe”, tá sempre aparecendo nos shows do cantor.

Sob os olhares atentos de Curumin, Dan Dan e Guilherme Held, os versos “Eu cheguei agora e sou figurante de um filme que rodaram há um tempo atrás / meu rosto é só detalhe – e nada mais” foram cantados por Criolo no CEU Butantã.

E ainda tem duas por aí: “Diferenças”, gravada especialmente para a série “Tabu Brasil” do canal NatGeo e “Tói ói ói”, já meio rara nos shows do cantor.

¹ e ²: SBT descobre o Labirinto do Terror