Concurso para músicos no “Fifa 14” é quase-falso


[Atualizado]
Os grandes portais embarcaram na onda de um suposto estúdio de criação brasileiro e a notícia se espalhou. Portais como G1 (a notícia não está mais no ar) e Uol (aqui) noticiaram que a Eletronic Arts estaria em busca de uma canção a ser usada no próximo Fifa. De acordo com o regulamento disponível na página da DOPE Audio Design, no Facebook, a intenção era encontrar uma música que tivesse “elementos abrasileirados”. No entanto, a notícia é falsa, como confirma a supervisora musical da Eletronic Arts, a brasileira Raphaella Lima.

Em nenhum do sete itens do regulamento havia menção a uma possível chegada da música ao Fifa 14 ou à Eletronic Arts. “É falso. Minha equipe já está de olho”, afirmou Lima após receber da reportagem o link da página da produtora.

Procurada pelo Fita Bruta, a produtora DOPE Audio Design se manifestou dizendo que não possui vinculo com a Eletronic Arts (mesmo assim, o logotipo da desenvolvedora de games a promessa de emplacar uma música no Fifa 14 ilustram a página da produtora). No entanto, ainda, alegou que a responsabilidade pelo concurso é da empresa DFAD – Audio Branding and Sound Marketing. Por sua vez, a empresa norte-americana assumiu que está coletando canções, mas afirma que, em momento algum, prometeu “um ganhador com uma música no Fifa”. Ainda segundo a nota enviada via mensagem no Facebook, a empresa alega que coleta as canções e tenta emplacar em vários projetos da Eletronic Arts — e não somente no Fifa ou especificamente no Fifa 14. Ou seja, houve má-fé por parte dos que irradiaram o concurso aqui no Brasil, como no caso da produtora brasileira. Por enquanto, o post principal da página e que contém o regulamento do suposto concurso já foi compartilhado mais de 60 vezes.

De: DFAD – Audio Branding & Sound Marketing [music] [sound] [voice]

Para: Yuri de Castro

Hello, Yuri
This is not an EA campaign, so thats why EA not confirming it. DFAD is the company who is pitching specifically to FIFA developers. 
We are not looking for scoring as it said in some media in Brazil. We just collecting songs to license them out to different projects such as FIFA. There is no winners, no guaranties that any of the tracks will be picked up by EA. We just collecting tracks, selecting some of the best and pitching them to EA. 

O concurso não é uma campanha da EA. Por esse motivo a EA não o confirma. A DFAD é uma empresa que está elaborando material para atrair a atenção dos desenvolvedores FIFA. Não estamos à procura de publicidade como foi dito na  imprensa brasileira. Estamos, sim, coletando algumas canções para licenciá-las junto a diferentes projetos, entre eles o FIFA. Não há ganhadores, nem garantias de que essas faixas irão ser pegas pela EA. Recebemos as faixas, selecionamos as melhores e apresentamos à EA.

Veja também a nota da produtora brasileira DOPE Audio Design:

Informamos que a campanha Na Trilha do FIFA14 é organizada e promovida exclusivamente pela DFAD com o intuito de apresentar para a EA nos Estados Unidos, como cita nos folders da campanha. A EA Games não é responsável pela campanha, por isso não há confirmação por parte deles. Todo o material recebido será enviado e apresentado, não para a EA Brasil, mas para a EA HeadOffice nos Estados Unidos, que aguarda essa apresentação. A EA Brasil não faz parte e não está ciente dessa campanha, inclusive solicitou que ela fosse encerrada devido ao uso das logos sob copyright dentro do território nacional. A campanha deve permanecer nos outros países em que está correndo.

Ressaltamos que todas as músicas serão apresentadas e que nosso intuito é colocar, mais uma vez, o som do Brasil na trilha de um dos jogos mais famosos do mundo.

Agradecemos a compreensão de todos.

E, finalmente, leia a nota da Eletronic Arts

A Eletronics Arts, uma das empresas líderes de software de entretenimento interativo no mundo, afirma que não está promovendo qualquer concurso cultural quanto à músicas ou outros fatores relativos ao desenvolvimento do FIFA 14. Todos os comunicados oficiais da empresa são divulgados pelos canais da marca, por meio de sua página no Facebook (www.facebook.com/ElectronicArtsBrasil) ou  pelo Twitter (twitter.com/brasil_EA).

O concurso foi noticiado nos principais portais brasileiros:

Untitled-1Untitled-2Untitled-3 Untitled-4

« Último post