Documentário registra o último show do LCD Soundsystem

Poucas bandas representam a contemporaneidade tão bem quanto o LCD Soundsystem. Banda nascida e morta na década passada, lançou três álbuns e contribuiu na construção de uma linguagem representativa do comportamento esquizofrênico dos anos 00′. Em hinos como “All My Friends” e “Losing My Edge” dissecam a cadeia complexa de um mundo em overdose de informação e anti-depressivos.

James Murphy, o mentor do grupo, decidiu então que música era apenas uma parte da vida e que deveria se concentrar em afazeres mais simples. Assim quis, e deu fim ao LCD Soundsystem. O último ato do LCD foi uma série de shows, todos lotados, em Nova Iorque. A apresentação derradeira foi totalmente filmada e transmitida pela internet, e agora também será o tema do documentário sobre o fim.

A frase “Shut Up and Play the Hits” foi bradada por alguém na multidão pelo decorrer desse show. James ouviu e batizou o documentário com uma homenagem ao anônimo. Uma frase irônica quando confrontada com o desabafo de James em “You Wanted A Hit”, em que diz não saber fazer hits e que a platéia deveria se calar.

O documentário tem direção de Dylan Southern e Will Lovelace, estreou dia 22 no festival de Sundance na Inglaterra. Infelizmente não há nada certo para exibição em salas brasileiras, mas talvez festivais como o In Edit, especializado em música, tragam o filme para cá.

Assista o trailer de “Shut Up and Play the Hits” abaixo: