Jay-Z e Kanye West gostariam que você soubesse que eles ainda estão vivos

É, eles estão.

Sem lançar material novo desde “Cruel Summer” (2012) e sem lançar material bom desde “Watch The Throne” (2011), Jay-Z e Kanye West tiraram os últimos dias para provar que ainda estão, sim, dentro do jogo. O Hov saiu na frente e lançou “Open Letter”, uma, uhm, carta-aberta dando a sua versão sobre a polêmica envolvendo a viagem que ele e Beyoncé fizeram à Cuba nos últimos meses (supostamente celebrando seus 5 anos de casados), que vinha sendo investigada pelo congresso.

Apesar do governo dos EUA restringir que seus cidadãos visitem Cuba como turistas, há alguns tipos de vistos que ainda são liberados, como em casos acadêmicos, de trabalho etc, o que parece ter sido o caso de Bey & Jay, cuja viagem tinha toda a papelada em dia. A dúvida, no entanto, deixou Jay-Z um pouco chateado com o governo americano (que, em parte, ele ajudou a eleger), o que resultou em “Open Letter”. No geral, a faixa não grita “clássico”, mas tem uma boa batida de Swizz Beatz e Timbaland e alguns versos no calibre de “Obama disse ‘Fica na boa, você vai me causar um impeachment’ / Você não precisa dessa merda, relaxe comigo na praia”. Pode querer que o Mano Brown faça música sobre a Dilma, tipo, hoje?

Horas depois de Jay-Z, foi a vez de Kanye West soltar uma nova produção feita por ele (o que nos últimos anos é algo cada vez mais raro) para o rapper Pusha T. Como o material mias recente do ex-Clipse, “Numbers On The Board” é bem sombria e a batida é provavelmente a coisa mais estranha que Kanye faz em muito tempo, provando que não precisa de Hit-Boys e Just Blazes tanto quanto seus últimos lançamentos nos fazem acreditar. Ouça abaixo:

“Numbers On The Board” estará no disco solo de Pusha T, “My Name Is My Name”, que sai pela G.O.O.D. Music em algum momento de 2013. Ainda não há informações se “Open Letter” entrará no aguardado sucessor de “The Blueprint 3”, que ainda não tem previsão de lançamento.