Matérias

Exclusivo: ouça aqui (e baixe!) o Jeito Felindie | Tributo ao Raça Negra

Exclusivo: ouça aqui (e baixe!) o Jeito Felindie | Tributo ao Raça Negra post image

É dia das crianças, mas a inocência parece ser nossa. Uma das justificativas do Fita Bruta acolher este tributo ao Raça Negra é que acreditamos que buscar e perseguir uma voz atual e urbana não é uma exclusividade de artistas que  se encaixam em um rótulo (errôneo e insuficiente) denominado indie-rockJeito Felindie, idealizado e produzido pelo jornalista Jorge Wagner, é a aproximação de mundos que, não raramente, são classificados como inconciliáveis e hierárquicos. Não é verdade. É música pop em sua essência. Não é  apenas memória afetiva, tampouco ironia. É apenas uma das muitas leituras possíveis da obra de um grande grupo brasileiro.

OUÇA A NOSSA ENTREVISTA SOBRE O “JEITO FELINDIE”

São doze artistas querendo provar que cada uma dessas músicas, que marcaram uma década, poderia estar naturalmente em seus repertórios (se já não estão, de forma indireta). Durante as prévias que soltamos antes deste lançamento, a reação quase em uníssono de quem se mostrava ansioso pelo projeto em sua íntegra denunciava como quase nada aqui parecia ser ao acaso. Do folk do curitibano Giancarlo Rufatto ao ultra pop-rock da carioca Vivian Benford, passando pelo garage-rock dos paranaenses do Nevilton, pelo pagode em eletro-swing do Minha Pequena Soundsystem, pelo pop-setentista de Lulina e Nana, pelo quase gospel-pop-jazz da Orquestra Superpopular, pelo pop-folk de Harmada e Radioviernes, passando ainda pelo reggae-samba-rock do Amplexos e chegando no soft-rock de LetuceJeito Felindie é sobretudo uma homenagem a Luiz Carlos, Fabinho Cesar, Fena, Fernando Monstrinho, Irupê, Fininho, Edson Café, Gabu e Paulinho, mas é também nossa tentativa de consolidar em outros meios e outras áreas o que buscamos diariamente em cada resenha crítica que publicamos neste site: tratar música pop como algo capaz de ser múltiplo e, de preferência, pertinente.

LEIA O QUE JÁ FALAMOS NA IMPRENSA SOBRE O TRIBUTO

Ouça no player abaixo (ou baixe) as 12 faixas e fique à vontade para espalhar — use a nostalgia como desculpa — a obviedade destes caminhos que nos levaram até Jeito Felindie. Até o próximo.

DOWNLOAD Jeito Felindie | Tributo Ao Raça Negra

UPDATE:O Letuce vai organizar um show com o repertório do Jeito Felindie no Rio de Janeiro. Participe da promoção e concorra a ingressos!

Videoclipe Bônus: