Vem Aí: Garotas Suecas

garotas-suecas-2013-300

Quem: Garotas Suecas
Álbum: “Feras Míticas”
Quando: 12 de agosto
Sai por onde: Independente
O que já dá para ouvir: os singles “Eu Avisei Você” e “New Country”

Com o EP “Dinossauros” (2009) e o álbum “Escaldante Banda” (2010), o agora quinteto Garotas Suecas conseguiu fazer o que poucas brasileiras independentes conseguem em sua primeira onda: viajaram o Brasil, Estados Unidos e Europa, indicações em prêmios (da MTV, do Multishow) e listas de fim de ano (de blogs, jornais e revistas) e, melhor de tudo, dançaram e gravaram clipe com o Jacaré.

Agora, exatos 3 anos após o lançamento de seu primeiro álbum, a banda se prepara para soltar na próxima segunda-feira (12) o disco “Feras Míticas”, que promete mostrar o que há além dos grooves e rocks da estreia. A nova fase já escancarada pelo sutil single “Eu Avisei Você” inclui também a gravação de uma composição inédita dos Titãs (“Charles Chacal”) e participações de Lurdez da Luz (“Nuvem”), Paulo Miklos (“Charles Chacal”) e Kid Congo Powers (“L.A. Disco”) e um extenso naipe de metais. Para falar desse novo momento, mandamos algumas perguntas para o baterista da banda, Nico Paoliello.

garotas-suecas-feras-miticas-640

Fita Bruta: Como foram as gravações do disco? Com quem vocês trabalharam e como foi a escolha desses parceiros?

Nico Paoliello: As gravações foram incríveis! Tivemos participações muito especiais como a do Paulo Miklos, da Lurdez Da Luz e do Kid Congo Powers. Cada escolha foi feita de acordo com a temática da música e com a nossa admiração por cada um desses artistas. A gravação e produção foi feita por Nick Graham-Smith, um inglês camarada que entrou total na onda e fez um grande trabalho.

FB: Em comparação com o “Escaldante Banda”, como o novo disco está soando? O que vocês estavam buscando durante das gravações?

NP: O disco novo tem a ver com o Escaldante Banda em alguns momentos, mas está menos “apressado”. Essa era uma das autocríticas sobre o Escaldante. “Feras Míticas” tem mais nuances, está mais minuncioso, mais maduro.

FB: O que inspirou vocês na composições desse álbum?

NP: Muitas coisas. Algumas músicas falam de viagens, outras falam sobre a realidade de ser uma banda independente no Brasil, outras falam de superações na vida. O álbum tem vários temas, alguns recorrentes.

FB: Antes do álbum, vocês lançaram dois singles logo de cara. Por que a escolha de “Eu Avisei Você” e “New Country” para apresentar o disco?

“Feras Míticas” tem mais nuances, está mais minuncioso, mais maduro.

NP: Queríamos uma música em português e uma em inglês. “Eu Avisei Você” tem uma mensagem positiva e a goodvibe dela é ótima pra apresentar um novo trabalho. Já “New Country” tem uma letra bem forte e foi uma música que ficou com uma sonoridade bem especial, ficamos muito satisfeitos com esse arranjo.

FB: O Garotas é uma das bandas brasileiras mais internacionais. Já existe algum plano para lançar o disco lá fora e fazer uma nova turnê?

NP: Plano existe, mas nada de concreto, por enquanto. Queremos priorizar o Brasil, que afinal de contas é onde vivemos. Estamos bem tranquilos com relação ao exterior. Claro que tocar em outros países é sempre enriquecedor. Mas queremos crescer dentro do nosso país também.

FB: Aqui no Brasil, quais são os planos de levar o disco novo para estrada? Como vocês acham que o novo material vai funcionar ao vivo?

NP: Já estamos fazendo shows com o repertório novo, clima novo, vocais novos, instrumentos novos. Queremos mostrar para o máximo de pessoas essa nova fase. Aos poucos, nós vamos ficando mais seguros e o público também fica mais íntimo das músicas. Tem tudo para ser demais!

Veja abaixo o tracklist de “Feras Míticas”:

“Feras Míticas”
01. “Manchetes Da Solidão”
02. “New Country”
03. “Bucolismo”
04. “Pode Acontecer”
05. “L.A. Disco”
06. “Eu Avisei Você”
07. “Nuvem”
08. “St. Marks Theme”
09. “Bicho”
10. “Charles Chacal”
11. “Roots Are For Trees”
12. “O Primeiro Dia”

Vem Aí é o novo nome da antiga seção No Estúdio. O nome mudou para dar flexibilidade ao espaço, mas a premissa continua a mesma: falar de álbuns brasileiros que estão chegando em breve. Para essa reestreia, conversamos com Nico Paoliello, baterista do Garotas Suecas, sobre “Feras Míticas”, álbum que será lançado na próxima segunda, 12 de agosto.