Top 5: Afrobeat

A convite do Fita Bruta, a dupla de DJs responsáveis pela Makula, Lucio Branco e Zé McGill, fizeram um Top 5 com seus sons afrobeat preferidos. A Makula é uma festa carioca dedicada a músicas de origem africana, ela completa três anos neste sábado. Não deixe de ir, veja informações de serviço no final do post.

Tracklist:

1) “Gentleman” – Fela Kuti: “Gentleman” é um hino makulense, ao lado de clássicos como “Shakara” e “Water No Get Enemy”. O LP foi lançado em 1973, quando Fela (o pai do afrobeat) estava no auge da carreira e era acompanhado pela lendária banda Africa 70.

2) “Crazy Afrobeat” – Tony Allen: Segundo o próprio Fela, “Não existiria Afrobeat sem Tony Allen”. E, por isso mesmo, não poderia faltar aqui uma música do baterista que criou o beat do Afrobeat. Esta é a sétima faixa do álbum “Home cooking”, de 2002. Outro clássico da pista makulense…

3) “You Can Run” – Seun Kuti: Segunda faixa do álbum “From Africa With Fury: Rise” (2011), “You can run” é um afrobeat frenético, na linha de clássicos do pai de Seun, como “Zombie”. Detalhe que não poderíamos deixar de fora: Os dejótas da Makula estiveram presentes às sessões de gravação deste álbum e desta faixa(!), que aconteceu em agosto de 2010, no estúdio Cia. Dos Técnicos, em Copacabana, quando Seun aproveitou sua participação no Festival Back2Black para gravar por aqui o seu segundo disco. Seun é a melhor prova de que a música de Fela está viva.

4) “You” – Pax Nicholas: Pax Nicholas era percussionista do Africa 70… Qd rolou a dissolução da banda no show em Berlim, em 1978, o Dr. Nicholas ficou por lá c/ toda a banda, à exceção do fiel cavaleiro Lekan “Baba Any” Animashaun, q. prosseguiu c/ o síndico da Kalakuta Republic como diretor musical da Egypt 80, q. atualmente está sob a batuta do Seun Kuti, o caçula do clã… Esta, “You”, é do único álbum q. ele gravou enquanto era membro do Africa 70: Na Teef Know de Road of Teef, de 1973… Fez isso clandestinamente, quando o Fela viajava… Pegou “emprestado” vários membros da banda, rebatizando-os de Nettey Family… Reza a lenda q., qd Fela flagrou num determinado dia geral se rebolando ao som do Pax no porão da Kalakuta, mandou parar o som e, posteriormente, a circulação do disco por toda a Nigéria… Afinal, o Big Boss ali era ele…”

5) “Who Is This America Dem Speak Of” – Antibalas: A norte-americana Antibalas Afrobeat Orchestra (reparem q. são os únicos artistas não-nigerianos desta lista, à exceção do seu home de frente, Amayo) é a única é muito possivelmente a mais expressiva banda a se dedicar à reedição do afrobeat na atualidade. Isso, desde a sua encarnação anterior, nos anos 1990, sob o nome de Daktaris. Esta faixa, “Who Is This America Dem Speak Of Today?”, do álbum Who Is This America?, de 2004, é bem ilustrativa do tipo de resgate “mais fiel” que essa orquestra nova-iorquina procura fazer do ritmo inventado por Fela Kuti e Tony Allen. Antibalas é sempre requisitado nos sets da Makula!

 

Makula @ La Esquina

Quando: 7 de julho, às 23h
Lineup: Lucio Branco, Gustavo Benjão e Zé McGill
Preço: R$ 15 na lista até 0h, festamakula(arroba)gmail.com
Facebook: clique aqui.

 

  • Thomas

    Kologbo me contou que vai trazer o Pax Nicholas pro Rio. Só depende de nós…