Metá Metá e um pouquinho do novo álbum “Metal Metal”

O Metá Metá, atualmente a maior banda de rock desse país, está prestes a arregaçar as manguinhas do trabalho que sucederá o aclamado – e homônimo – álbum de estreia. Como se não bastasse a contradição de uma banda com apenas um sax, um violão e uma cantora soar muito mais alto do que qualquer garoto brasileiro de 19-25 anos, o segundo álbum se chamará “Metal Metal” (como adiantado na entrevista que o guitarrista Kiko Dinucci concedeu ao Fita Bruta quando resenhei o show da Sala Funarte).

Em algumas apresentações que vem realizando, o Metá Metá (que conta também com Thiago França e a incrível Juçara Marçal) vem adiantando alguns detalhes do novo álbum. A Alice Coutinho, do blog “As Palavras Me Escondem Sem Cuidado”, chamou a atenção para o vídeo  de “Laroiê Exu”. E, no final de junho, o Passo Torto (que é Dinucci + Romulo Froes + Rodrigo Campos + Marcelo Cabral) apresentou-se no bar Serralheria, em São Paulo, e tocou não só o álbum na íntegra, como também várias faixas dos trabalhos de Romulo, Rodrigo e Kiko. E coube ao Kiko trazer à tona a faixa do Metá Metá, uma cantiga yoruba para Exu. Infelizmente, não há ainda um vídeo do Passo Torto tocando essa canção (mas o usuário wfigsilva – aqui, aqui e aqui – e o Elemento Sarau – aqui, aqui e aqui – filmaram três músicas cada um do excelente show).

O Kiko Dinucci cometeu a gentileza de nos enviar a tradução da música tocada no Esporte Clube Lira Contemporânea (confira logo após o vídeo). A canção pode parecer confusa aos metaleiros de primeira viagem, mas ela vai se resolvendo por conta própria (e aos poucos) nesse registro. Aguardemos “Metal Metal” para maiores informações. E se você quer confirmar o que eu disse no começo do post, trate de ir a um show do Metá Metá urgentemente.

Aboke onan aboke
Aboke onan abokere
Alajá untó
kariman idé panidé

A pàdé olóònòn e mo juba Òjísè
Àwa sé awo, àwa sé awo, àwa sé awo
Mo júbà Òjisè.
(Vamos encontrar o Senho dos Caminhos,
Meus respeitos àquele que é o mensageiro,
Vamos cultuar, vamos cultuar, vamos cultuar
Meus respeitos àquele que o mensageiro)

Elégbára réwà, a sé awo
Elégbára réwà, a sé awo
Bará Olóònòn àwa fún àgò
Bará Olóònòn àwa fún àgò
(O Senhor da Força é bonito, vamos cultuá-lo,
O Senhor da Força é bonito, vamos cultua-lo
Exu do corpo, senhor dos Caminhos dê licença.)

E Elégbára Elégbára Èsú Aláyé
E Elégbára Elégbára Èsú Aláyé
(Senhor da Força, Senhor do Poder
Senhor da Força, Senhor do Poder
Cumprimentamos o rei do mundo)