Tony Allen | Go Back (feat. Damon Albarn)

E eis que, após o lançamento de seu disco solo “Everyday Robots”, Damon Albarn reparece em 2014 na belíssima faixa de Tony Allen, “Go Back”. Primeira faixa a ser divulgada do próximo álbum do baterista nigeriano (“Film Of Life”, sai em outubro), “Go Back” traz tudo que se espera da colaboração entre os dois músicos: o groove inconfundível de Allen conduzindo uma melancolia quase solar na melodia principal e na letra cantada por Albarn.

Trata-se de uma faixa de arranjo simples e bem executado, que joga muito sabiamente quase toda sua luz na melodia. É uma música que funciona sem esforço e se o ouvinte pôr atenção se deparará cantando o refrão da música ao longo do dia inteiro. “Go Back” ainda guarda uma ligeira semelhança com algumas faixas de “Everyday Robots”, no andamento não exatamente lento e na letra contemplativa. Além disso, a linha hipnótica do baixo em “Go Back” faz lembrar os melhores momentos de outro projeto da dupla (junto com Flea), Rocket Juice and The Moon.

Com tanto e tão pouco, “Go Back” é daquele grupo de músicas que nos engana e sugere que a simplicidade musical é algo fácil de se alcançar, quando, na realidade e reparando bem, não é difícil perceber o quanto de trabalho há por trás de tamanha naturalidade. Não é exagero, neste sentido, que a faixa de Tony Allen nos remeta ao Africa 70 e seu mentor, Fela Kuti, ainda que “Go Back” tenha em grande parte uma proposta diferente do afrobeat que lançou Tony Allen ao mundo.

« Último post